Formação
A actividade formativa da Misericórdia de Guimarães

Vivemos numa sociedade consciencializada para as necessidades de formação de cada indivíduo, incutindo valores, promovendo a auto-estima e provendo-os de competências que possibilitem a sua afirmação como cidadãos.
Desta forma, a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães sempre demonstrou a sua preocupação em manter os seus recursos humanos cada vez mais qualificados.
Uma vez que a formação assume um carácter primordial no sucesso e desempenho da Instituição devem ser diagnosticadas as necessidades formativas, no sentido de ajustar os desempenhos profissionais esperados aos objectivos definidos pela Santa Casa da Misericórdia.
O investimento em oferta formativa, e os contributos financeiros do Programa Operacional do Potêncial Humano (POPH), tornaram-se fundamentais para esta Santa Casa, uma vez que este programa visa contribuir para superar o défice de qualificações da população portuguesa e, em simultâneo promover o conhecimento científico e a inovação como motores de transformação do nosso modelo produtivo.
Com vista a qualificar os colaboradores de cada valência, foram planificadas as seguintes acções de formação:

Metodologias de implementação de sistemas de gestão da qualidade;
Objectivos e indicadores de medida;
Auditorias e Desenvolvimento do Processo;
Gestão por processos;
Processador de texto;
Sistema H.A.C.C.P. (Hazard Analysis and Critical Control Points);
Plano de Emergência – Definição;
Saúde Mental na 3ª Idade;
Organização do Trabalho - Gestão das Organizações;
Relacionamento Interpessoal – Atendimento;
Folha de Cálculo - funcionalidades avançadas;
Gestão da Qualidade;
Sensibilização à Qualidade.

As actividades formativas da Misericórdia de Guimarães são leccionadas tanto por formadores da instituição, como por formadores externos. O auditório da Santa Casa acolhe diversas formações que não ultrapassam um máximo de 20 formandos e que decorrem normalmente entre o prazo de 25 a 50 horas distribuidas por um mês.
É prestigiante para a Misericórdia de Guimarães ver os seus recursos humanos cada vez mais qualificados sempre com o objectivo de ver satisfeitas as necessidades dos utentes.